A imagem ilustra claramente a aposta da indústria tabaqueira em continuar com a campanha de angariação de novos fumadores, particularmente nas camadas mais jovens.
O decreto 11/2007 de 30 de Maio do Conselho de Ministros da Republica de Moçambique que hoje entrou em vigor baniu a publicidade de tabaco em todos os meios de comunicação social, em painéis, cartazes, em murais etc.
O Organização Mundial de Saúde (OMS) define o tabagismo como uma doença transmissível que se transmite através de publicidade, promoção e patrocínio. Segundo os dados da OMS, o tabaco mata anualmente mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, e mais de metade destas mortes ocorre em países em via de desenvolvimento.
A
questão que se coloca em Moçambique agora com o decreto 11/2007 é que
até que ponto este decreto poderá acabar com a publicidade do tabaco no
país?
De
quem é esta publicidade, BAT ou uma outra companhia escondida tendo
como cúmplice as autoridades municipais da Cidade de Maputo?
Eu acho que os Lobbys do tabaco a nivel mundial são tão organizados quanto os carteis de drogas e estão exercendo influencia em todas as esfceras por isso não seriedade no combate ao tabagismo porque nao eradicaçao total e completa pura e simplesmente porque as companhias de tabaco provedenciam para mta gente e empregam a mta gente, porque é que o tabaco não sofre a mesma sorte que a marijuana estou falando de tolerancia zero não fazem se leis cada uma com mta insistencia e a passos de camaleão, porque será isto
Posted by: Chagwene Cuvelo | terça-feira, 16 de dezembro de 2008 at 11:50